Acessos

domingo, 18 de maio de 2014

Violência psicológica é crime! (Aglair Grein)

18/mai/2014...

Violência psicológica é crime! 

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

 




S.- Tenho 50 anos, casei aos 18 e tenho dois filhos adultos.Sofro de fibromialgia, sinto dores terriveis todo dia e o dia inteiro...Minha angustia vem desde que me casei, pois nunca tive o respeito do meu marido.Ele desfaz de mim , fala que tenho problemas mentais, xinga na frente dos filhos, de amigos, me ofende, humilha e ameaça de me deixar morar na rua quando digo que vou deixá-lo. Hoje em dia ele não me agride mais fisicamente...Paramos de ter vida sexual há anos, pois eu tenho verdadeiro nojo dele..Cansei de reclamar, brigar, não adianta nada, ele tem sempre uma palavra pronta para me intimidar. Não tenho profissão, nem estudo, e ele é que manda no dinheiro, me sinto presa numa armadilha.Tem dias que me pergunto se o resto da minha vida vai ser assim, mas não tenho forças para deixar o casamento, tenho medo de me arrepender, de perder meus filhos, de perecer sozinha.


Resposta:


Cara S., hoje os tribunais já reconhecem a violência psicológica como motivo de penalização e punição para os agressores morais. Está no artigo 7 da Lei Maria da Penha, que descreve muito bem constrangimentos, ridicularização e perseguição, entre outras ações causadoras de danos emocionais.

São homens e mulheres que chamam seus companheiros de incapazes, fracassados, burros, loucos, e não se cansam de relacionar na frente dos amigos e familiares todas as  'más' qualidades do seu parceiro. Um dos desafios é detectar essas agressões, pois nem sempre o agressor admite que o é. A reação deles, quando confrontados em juízo com as provas das suas agressões, geralmente é rir e dizer que aquilo tudo era brincadeira.


Não, o resto da sua vida não deverá ser assim ! Já que as tentativas para conversar fracassaram durante tantos anos, busque documentar esses fatos - com gravações, por exemplo - e procure ajuda especializada. Um bom advogado é um primeiro passo. Como percebe-se que você está muito fragilizada para essa iniciativa, recomendo que recorra antes à ajuda psicológica para se fortalecer emocionalmente, e também para investigar e tratar os sintomas da fibromialgia - que são a manifestação física das dores da sua alma. 
Abraço


Aglair Grein- Psicanalista



Disponível em: Diálogos do cotidiano: Violência psicológica é crime!


Matéria indicada por Maria Helena Pizetta (helenamega@hotmail.com).

Nenhum comentário: