Acessos

domingo, 1 de junho de 2014

O capitalista que o golpe de 64 destruiu com requintes de crueldade (do Viomundo)

01/jun/2014...

O capitalista que o golpe de 64 destruiu com requintes de crueldade

publicado em 1 de abril de 2014 às 22:26


Bibi na Excelsior: Com os Trapalhões, Barbosa Lima Sobrinho, Cid Moreira, Tarcísio Meira, Glória Menezes e outros…

Da Redação

Dizem por aí que foi um golpe anticomunista. Não exatamente. Foi um golpe que aniquilou todos aqueles que não rezavam pela cartilha dos militares subordinados aos Estados Unidos, que na política econômica assumiram, em 64, o liberalismo de fronteiras abertas pregado por Washington. Com Roberto Campos, o Bob Fields, e Otávio Gouveia de Bulhões.

Jango não era comunista. Rubens Paiva não era comunista. Brizola não era comunista. Mário Wallace Simonsen não era comunista. O golpe foi contra os trabalhistas e, portanto, contra o trabalhador. Foi o golpe da turma que tinha ódio do salário mínimo. Aliás, acreditamos que o ódio ao PT hoje em dia é alimentado, entre outras coisas, pelo fato de que o partido contribuiu para acabar com a “criadagem” barata.

PS do Viomundo: 

A TV Excelsior inventou os horários fixos de programas e, portanto, a grade de programação. O telejornal que chamou a “Revolução” de golpe tinha como editor Fernando Barbosa Lima. A Excelsior tinha Bibi Ferreira em horário nobre. Trouxe Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir para falar no Teatro Cultura Artística, sua sede em São Paulo. 

Sofreu dois incêndios misteriosos, em seguida. No momento final, apresentou um plano de recuperação ao governo Médici dando terras em São José dos Campos como garantia. Quem costurou o acordo foi o advogado Saulo Ramos. Assim que os representantes da emissora deixaram a reunião, Médici cassou a concessão. 

A Globo herdou o elenco da Excelsior. A emissora de Roberto Marinho tinha surgido graças a uma injeção de capital internacional, da Time Life. Ou seja, foi a vitória do capital internacional sobre o doméstico. 

Ao fim e ao cabo, Excelsior vs. Globo foi um retrato do próprio golpe. Falida, a emissora teve os ossos descarnados por concorrentes midiáticos, como a turma da Folha. Tudo em casa.

Veja também:

Disponível em: (http://www.viomundo.com.br/denuncias/comar-panair-tv-excelsior-o-capitalista-que-o-golpe-de-64-destruiu-com-requintes-de-crueldade.html). Acesso em: 01/jun/2014.

Nenhum comentário: