Acessos

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Para ex-governador Herzog foi morto para derrubar Geisel (Juliana Granjeia)

TERÇA-FEIRA, 26 DE NOVEMBRO DE 2013

Para ex-governador, Herzog foi morto para derrubar Geisel

Autor: 

O ex-governador de São Paulo Paulo Egydio Martins, 85 anos, afirmou que o jornalista Vladimir Herzog foi morto, em 1975, no DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informação do Centro de Defesa Interna) para derrubar o então presidente Ernesto Geisel.
Martins, que governou o Estado entre os anos de 1975 a 1979 e se definiu como homem de confiança de Geisel em São Paulo, detalhou na Comissão da Verdade da Câmara de Vereadores da cidade como eram feitas as doações ao Exército antes do início da ditadura. “As pessoas físicas é que doavam dinheiro diretamente para os coronéis”, afirmou.
Ele afirmou que no Exército havia grupos com ideologias diferentes e que a morte do operário Manoel Fiel Filho também fazia parte do esquema para derrubar Geisel. “O metalúrgico que distribuía a Voz Operária poderia oferecer que tipo de ameaça nacional? Não tinha nada que mostrasse que ele e Herzog oferecessem algum tipo de risco, mas com a morte deles a população iria ficar exaltada e aí seria justificada uma ação mais violenta do Exército”, disse o ex-governador.
Disponível em: (http://poderonline.ig.com.br/index.php/2013/11/26/para-ex-governador-herzog-foi-morto-para-derrubar-geisel/).

Nenhum comentário: