Acessos

sábado, 2 de novembro de 2013

Botox está sendo usado para aliviar dores de câncer e artrite sem efeitos colaterais (Osmairo Valverde)

QUA, 30 DE OUTUBRO DE 2013 06:05

OSMAIRO VALVERDE

Botox está sendo usado para aliviar dores de câncer e artrite sem efeitos colaterais



O botox, mais conhecido por suavizar rugas, tem importantes funções na medicina.
Agora, os cientistas estão afirmando que ele pode ser usado para aliviar a dor do câncer, da enxaqueca e da artrite, sem nenhum efeito colateral.
Pessoas que sofrem de dores crônicas nas costas e mulheres que deram à luz através de cesariana também podem se beneficiar com uma aplicação de botox.
Uma única injeção poderia aliviar completamente as dores por, pelo menos, 1 mês – eliminando a necessidade dos pacientes em tomarem diversas doses diárias de medicamentos. Além disso, segundo os médicos, a injeção poderia ser aplicada, em teoria, em qualquer parte do corpo.
A droga, que foi descoberta por um pesquisador da Universidade de Sheffield, pode revolucionar o tratamento da dor. O principal ingrediente usado na composição do Botox é um veneno bacteriano conhecido como toxina botulínica.
Ela funciona, basicamente, impedindo que as células nervosas “conversem” com os músculos, que por sua vez deixa de movimentar-se – por isso ele consegue deter o aparecimento de rugas.
Além da beleza e da prevenção de rugas, o Botox também consegue tratar a dor, impedindo que a região seja amplamente “usada” pelo corpo, o que pode significar um alívio para pacientes crônicos.
Para impedir que partes do corpo sejam paralisadas para atingir o efeito de “analgésico”, um pesquisador da Universidade de Sheffield, o professor Bazbek Davletov, conseguiu “grampear” este afeito, tornando a situação mais amigável ao produzir um veneno semelhante ao Botox.
Na verdade, nós somos engenheiros de alívio da dor, tendo apenas boas peças que são moléculas de toxinas”, disse Davletov.
Testes realizados tiveram resultados animadores e, se os ensaios forem realizados em grande escala e a resposta for bem sucedida, a nova droga poderá estar no mercado em menos de três anos.
O professor Davletov projetou a nova droga enquanto trabalhava no Laboratório MRC de Biologia Molecular, em Cambridge.
Atualmente os analgésicos aliviam a dor persistente apenas temporariamente e muitas vezes têm efeitos colaterais indesejáveis. Uma injeção desta nova molécula no local da dor poderia aliviar os sintomas por muitos meses”, disse.
Ele ainda acrescentou que o público está disposto a levar injeções para fins cosméticos e certamente estaria aberto a esta nova abordagem. As pessoas que sofrem de enxaqueca seriam as primeiras a receberem as injeções.
Pacientes com câncer também estão no topo da lista para receber as injeções quando os tratamentos com morfina em dores agudas simplesmente não tenham efeito.
Estima-se que os medicamentos atuais usados para artrite possam estimular problemas cardíacos e dados americanos mostram que 1 a cada 5 pessoas que faz grandes operações ficam com dores permanentes por vários anos.
A pesquisa do Dr. Davletov foi relatada na revista Bioconjugate Chamistry.
>>>Espalhe esta matéria para seus amigos no facebook, twitter ou orkut!
Fonte: DailyMail Foto: MailOnLine

(http://www.jornalciencia.com/saude/beleza/3124-botox-esta-sendo-usado-para-aliviar-dores-de-cancer-e-artrite-sem-efeitos-colaterais).

Nenhum comentário: