Acessos

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Alimentos. Revisional.Cabe atendimento do trinômio necessidade possibilidade proporcionalidade. Provado decréscimo patrimonial do Pai. Minoração procedente. TJSC.


DIREITO DE FAMÍLIA. ALIMENTOS. DEMANDAS REVISIONAIS RECIPROCAMENTE INTENTADAS PELO PAI ALIMENTANTE CONTRA O FILHO ALIMENTANDO E VICE-E-VERSA. CONEXIDADE CARACTERIZADA. SENTENÇA ÚNICA QUE ACOLHE, EM PARTE, A POSTULAÇÃO DO GENITOR, RECHAÇANDO, DE OUTRO VÉRTICE, O PEDIDO DO INFANTE. IRRESIGNAÇÃO DESTE. VERBA ANTERIORMENTE ESTIPULADA EM ACORDO JUDICIALMENTE HOMOLOGADO QUE COMPROVADAMENTE DESBORDA DAS ATUAIS CONDIÇÕES FINANCEIRAS DO ALIMENTANTE. MINORAÇÃO DOS ALIMENTOS DEVIDA. INTELIGÊNCIA DOS ARTS. 1.694, § 1º E 1.699, AMBOS DO CC/02. APELO PROVIDO, EM PARTE, TÃO SOMENTE PARA PROCEDER PEQUENA ADEQUAÇÃO AO MONTANTE FIXADO.   
1. Na fixação da verba alimentar o juiz deve ater-se ao trinômio necessidade do alimentado, possibilidade econômico-financeira do alimentante e proporcionalidade entre uma e outra (parágrafo 1º do art. 1.694 do CC).   
2. Assim, após a fixação dos alimentos, em restando cabalmente demonstrando o decréscimo patrimonial do alimentante (art. 1699 do CC), o qual, atualmente, percebe pouco mais de 01 (um) salário mínimo por mês - e ainda tem de sustentar outros 02 (dois) filhos -, revela-se cabível a minoração da verba alimentar para importância equivalente a 40% (quarenta por cento) do aludido patamar salarial. 
(TJSC, Apelação Cível n. 2012.055745-8, da Capital, rel. Des. Eládio Torret Rocha, j. 08-08-2013).


Acesso ao Acórdão: Clique para visualizar o DocumentoInteiro teor   

Nenhum comentário: