Acessos

domingo, 12 de abril de 2015

Cúpula das Américas. Dilma cobra fim de embargo a Cuba e critica sanções contra Venezuela (Lisandra Paraguassu e Cláudia Trevisan)

Postagem 12/abr/2015...



Dilma cobra fim de embargo a Cuba e critica sanções contra Venezuela


11 de abril de 2015.
Em dia de comemoração pela volta de Cuba à Cúpula das Américas, a presidente Dilma Rousseff elogiou a decisão dos presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, de terminar com o estranhamento entre os dois países, mas cobrou o fim do embargo econômico em Cuba. 
Dilma também aproveitou sua fala, a terceira entre os 35 países presentes no encontro, para criticar as sanções contra a Venezuela, estabelecidas pelos americanos há cerca de um mês. 
A presidente Dilma Rousseff discursa na Cúpula das Américas neste sábado, 11. Durante sua fala, a líder brasileira defendeu o fim do embargo entre Estados Unidos e Cuba. “Celebramos aqui e agora a iniciativa corajosa dos presidentes Raúl Castro e Barack Obama de restabelecer as relações entre Cuba e Estados Unidos, pondo fim a esse último vestígio da guerra fria na região que tantos prejuízo nos trouxe”, discursou a presidente. “Estamos seguros de que outros passos serão dados como o fim do embargo que já há mais de cinco décadas vitima o povo cubano e enfraquece o sistema interamericano. Aí sim estaremos construindo as linhas que pautarão nosso futuro.” 
Apesar da celebração da primeira vez que Cuba e Estados Unidos sentam juntos à mesma mesa em uma Cúpula das Américas, os discursos presidenciais não pouparam as críticas ao governo americano, não apenas pela manutenção do embargo – que Obama prometeu que estava trabalhando com o Congresso americano para suspender – mas principalmente pelo ressurgimento da crise com a Venezuela. 
Ao falar primeiro, o presidente do Equador, Rafael Corrêa, concentrou-se nas acusações aos Estados Unidos.
Lisandra Paraguassu e Cláudia Trevisan, Agencia Estado

Nenhum comentário: