Postagem 23/mar/2015...
RENATO CARVALHO ● 23 DE MARÇO DE 2015
Finlândia será primeiro país do mundo a abolir a divisão do conteúdo escolar em matérias
RENATO CARVALHO ● 23 DE MARÇO DE 2015
A campainha toca, mas, em vez da aula de
História, começa a aula de “Primeira Guerra Mundial”, planejada em conjunto
pelos professores especialistas em História, Geografia, Línguas Estrangeiras e
(por que não?) pelo professor de Física que achou que seria uma boa
oportunidade para trabalhar os conceitos de Balística.
À tarde, outro sinal,
mas os alunos não vão ter aula de Biologia. Hoje a aula é sobre “Ecossistema
Polar Ártico”, ministrada pelos professores especializados em Biologia,
Química, Geografia e o de Matemática, que percebeu que os dados sobre o
derretimento das geleiras seriam úteis para o estudo de Estatística.
Em pouco tempo, cenários como esse, que já são comuns nas
principais escolas da capital Helsinki, poderão ser encontrados em toda a
rede de ensino do município e nas cidades do interior. O objetivo é claro:
A Finlândia quer ser o primeiro país do mundo a abolir completamente a tradicional divisão do conteúdo escolar em “Matérias” e adotar em todas as suas escolas o ensino por “Tópicos” multidisciplinares (ou “Fenômenos”, conforme a terminologia adotada pelos educadores finlandeses).
A Finlândia quer ser o primeiro país do
mundo a abolir complet
Há anos, a educação finlandesa vem sendo considerada a melhor do mundo. Com “segredos” como valorização dos professores, atenção especial aos alunos com mais dificuldades, valorização das artes e de diferentes formas de aprendizagem e uma radical redução no número de provas e testes, o país tem consistentemente dividido as mais altas posições nos rankings do PISA (Programme for International Student Assessment, ou Programa para Avaliação Internacional de Estudantes) com Cingapura, mas com as vantagens de oferecer uma educação universalmente gratuita e livre dos tremendos níveis de estresse aos quais os estudantes asiáticos são submetidos.
Há anos, a educação finlandesa vem sendo considerada a melhor do mundo. Com “segredos” como valorização dos professores, atenção especial aos alunos com mais dificuldades, valorização das artes e de diferentes formas de aprendizagem e uma radical redução no número de provas e testes, o país tem consistentemente dividido as mais altas posições nos rankings do PISA (Programme for International Student Assessment, ou Programa para Avaliação Internacional de Estudantes) com Cingapura, mas com as vantagens de oferecer uma educação universalmente gratuita e livre dos tremendos níveis de estresse aos quais os estudantes asiáticos são submetidos.
Apesar dos excelentes resultados (ou
talvez por causa deles), a Finlândia pretende continuar repensando e
aprimorando seu sistema educacional.“Não é apenas Helsinki, mas
toda a Finlândia que irá abraçar a mudança”, afirma Marjo Kyllonen,
gerente educacional de Helsinki. “Nós realmente precisamos
repensar a educação e reprojetar nosso sistema, para que ele prepare nossas
crianças para o futuro com as competências que são necessárias para o hoje e o
amanhã. Nós ainda temos escolas ensinando à moda antiga, que foi proveitosa no
início dos anos 1900 – mas as necessidades não são mais as mesmas e nós
precisamos de algo adequado ao Século 21.”
Naturalmente, a ideia de
substituir “Matérias” por “Fenômenos” como forma de dividir o conteúdo escolar
e apresentá-lo aos alunos sofreu resistência inicial, principalmente dos
professores e diretores que passaram suas vidas se especializando e se
preparando para ensinar matérias. Mas com suporte do governo – inclusive
incentivos financeiros através de bonificações para os professores que
aderissem ao método – os professores foram gradualmente se envolvendo e hoje
aproximadamente 70% dos professores das escolas de ensino médio da capital já
estão treinados e adotando essa nova abordagem.
Atualmente, as escolas
finlandesas já são obrigadas a oferecer ao menos um período de ensino
multidisciplinar baseado em Fenômenos por ano. Na capital Helsinki, a reforma
está sendo conduzida de forma mais acelerada, com as escolas sendo encorajadas
a oferecer dois períodos. A previsão de Marjo Kyllonen é de que em 2020 a
transição estará completa em todas as escolas do país.
Saiba mais sobre a Educação na Finlândia (conteúdo
em inglês):
Original disponível em: (http://rescola.com.br/finlandia-sera-o-primeiro-pais-do-mundo-a-abolir-a-divisao-do-conteudo-escolar-em-materias/). Acesso em: 23/mar/2015.
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