Acessos

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Graça Foster afastou três diretores da Petrobras (Josias de Souza)

03/out/2014...

Graça Foster afastou três diretores da Petrobras
6

Josias de Souza

Dois meses e 12 dias depois de ter assumido a presidência da Petrobras, Graça Foster começou a remodelar o comando da estatal à sua imagem. Em combinação com Dilma Rousseff, afastou três diretores com vínculos partidários.
Foram ao meio-fio os diretores Paulo Roberto Costa (Abastecimento), Renato Duque (Serviços) e Jorge Zelada (Internacional). Comunicada à tróica na noite passada, a decisão foi confirmada nesta quinta (26) em reunião da diretoria da Petrobras.
Paulo Costa, indicado pelo PP no início do primeiro mandato de Lula, tinha sob sua responsabilidade a área petroquímica, o refino e comercialização de combustíveis no país.
Renato Duque, também fora alçado ao posto no alvorecer do governo Lula. Tinha o apoio do PT. Geria uma área em que se concentravam contratos milionários de plataformas e sondas petrolíferas. Jorge Zelada assumira em março de 2008, sob o patrocínio do PMDB.
Da diretoria nomeada sob o petista Sérgio Gabrielli, antecessor de Graça Foster, restou Amir Barbassa (Financeiro), que mantém relações muito próximas com o ministro Guido Mantega (Fazenda).
Conhecida como espécie de Dilma da Petrobras, Graça Foster ainda não se animou também em mexer com o presidente da Transpetro, braço naval da estatal. Ali, dá as cartas desde 2003 o ex-senador cearense Sérgio Machado, um apadrinhado Renan Calheiros (AL), líder do PMDB.
Ainda não vieram à luz os nomes dos substitutos dos três diretores afastados. Para desassossego dos partidos que rateiam os postos de mando na Petrobras, insinua-se que os novos diretores terão perfil apartidário. A ver.
Disponível em: (http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2012/04/26/graca-foster-afastou-tres-diretores-da-petrobras/). Acesso em: 03/out/2014.

Nenhum comentário: