Acessos

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Protestos no Brasil. Movimentos marcam protesto na frente da Rede Globo...

Data:26/jun/2013, 16h47min

Movimentos marcam protesto na frente da Rede Globo

Da Redação
Movimentos que defendem a democratização dos meios de comunicação realizaram plenárias em São Paulo e Porto Alegre nesta terça-feira (25). A ideia foi traçar uma estratégia de atuação para aproveitar a onda de protestos do país e avançar no tema. Uma decisão concreta foi a realização de atos públicos para dar visibilidade ao assunto. Na próxima quarta-feira (03), um protesto está marcado para ocorrer em frente à sede da Rede Globo, em São Paulo. Em Porto Alegre, também foi cogitado um protesto, mas ainda não foi confirmado.
A insatisfação popular em relação à mídia foi marcante nas recentes manifestações populares em São Paulo. Jornalistas de vários veículos de comunicação, em especial da Globo, foram hostilizados durante os protestos. No caso mais grave, um carro da rede Record, adaptado para ser usado como estúdio, foi incendiado.
Na plenária desta terça-feira, o professor de gestão de políticas públicas da Universidade de São Paulo, Pablo Ortellado, avaliou que os jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, a revista Veja e a própria Globo, por meio de editoriais, incentivaram o uso da violência para reprimir os manifestantes. Mas em seguida passaram a colaborar para dispersar a pauta de reivindicações que originaram a onda de protestos, ao incentivar a adoção de bandeiras exteriores à proposta do MPL – até então restrita à revogação do aumento das tarifas de ônibus, trens e metrô de R$ 3 para R$ 3,20.
Os movimentos sociais, no entanto, ainda buscam uma agenda de pautas concretas para atender a diversas demandas, que incluem a democratização das concessões públicas de rádio e TV, liberdade de expressão e acesso irrestrito à internet. A avaliação é que apesar de outras conquistas sociais, não houve avanços na questão da democratização da mídia.
Com informações da Rede Brasil Atual
(http://www.sul21.com.br/jornal/2013/06/movimentos-marcam-protesto-na-frente-da-rede-globo/?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter).

Nenhum comentário: