Acessos

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Internacional. Brasil. Time colocou Lula entre os 25 líderes mais influentes do mundo (corrigindo)...

Por Reuters, reuters.com, Atualizado: 29/4/2010 16:19
Lula é um dos líderes mais influentes, diz Time


REUTERS


SÃO PAULO (Reuters) - A revista norte-americana Time incluiu nesta quinta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os 25 líderes mais influentes do mundo, ao lado de nomes como os do presidente dos EUA, Barack Obama e do premiê japonês Yukio Hatoyama.


O nome de Lula aparece como o primeiro da relação no site da revista (http://www.time.com) ao lado do número 1, mas uma porta-voz da publicação norte-americana afirmou por telefone que, apesar disso e de a lista não estar em ordem alfabética, não se trata de um ranking.


"A Time não faz distinção do nível de influência", disse a porta-voz. Segundo ela, a decisão de colocar o líder brasileiro no topo da lista foi "somente a forma que os editores consideraram mais apropriada".


O modo escolhido pela revista para publicar a lista confundiu não só a mídia brasileira, mas também o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), candidato da oposição à sucessão de Lula.


"Parabéns ao presidente Lula, escolhido líder do ano pela revista americana Time. É bom para o Brasil", disse Serra inicialmente em seu perfil no microblog Twitter.
"Não é um ranking. O presidente Lula é um dos 25 líderes da revista Time. Bom do mesmo jeito para o Brasil", retificou depois.


A tarefa de escrever o perfil de Lula para a revista foi entregue ao cineasta norte-americano Michael Moore, autor de filmes como "Tiros em Columbine" e "Fahrenheit 11 de Setembro".
Para ele, Lula é "um filho genuíno da classe trabalhadora da América Latina".


"Quando os brasileiros elegeram pela primeira Luiz Inácio Lula da Silva presidente em 2002, os barões do roubo no país checaram de forma nervosa quanto combustível tinham em seus jatos particulares", afirma o cineasta na abertura do texto.


Moore exaltou a história de vida de Lula e lembrou passagens pessoais como quando o presidente ficou viúvo de sua primeira mulher, quando ela morreu no oitavo mês de gestação de um filho do casal.


O cineasta, que não faz menção ao aumento da presença brasileira em fóruns internacionais, preferiu citar o Fome Zero como uma das principais realizações do governo do petista.


"O que Lula quer para o Brasil é o que costumávamos chamar de 'sonho americano'.
Nós, nos Estados Unidos, por outro lado, onde o 1 por cento mais rico agora detém mais riqueza financeira do que os 95 por cento de baixo, estamos vivendo numa sociedade que se parece cada vez mais com o Brasil", diz o cineasta.


A lista da Time, dividida em quatro categorias --líderes, heróis, artistas e pensadores-- inclui o ex-presidente dos EUA Bill Clinton na categoria de heróis, a cantora Lady Gaga na de artistas, e o ex-governador do Paraná Jaime Lerner na de pensadores.


(Reportagem de Eduardo Simões)

...Disponível no Portal do Msn: (http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=24079996). Acesso em: 29.abr.2010.

Nenhum comentário: