Acessos

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Plano de Saúde. Danos Morais. Danos Materiais. Ação de Obrigação de fazer cumulada. Antecipação de Tutela. TJSC. Plano que negou cobertura na hospitalização foi condenado a indenizar os gastos e os danos morais...

Condenado plano de saúde que, na doença, falhou com seu paciente

30/10/2009 09:39


A Unimed Grande Florianópolis - Cooperativa de Trabalho Médico foi condenada a cobrir todos os gastos referentes à realização de angioplastia com implante de Stent Carotid Wallstent , além de indenização no valor de R$ 2,5 mil a título de danos morais , em benefício de Osvaldo Jacinto Dias.
A decisão da 2ª Câmara de Direito Civil do TJ confirmou sentença da 4ª Vara Civil da Comarca da Capital.


Osvaldo, segundo os autos, firmou contrato de prestação de serviços com a Unimed (Plano de Saúde) em março de 2008. Ele já apresentava antecedentes de revascularização de miocárdio e implante de válvula aórtica há dez anos.
A empresa lhe garantia, pelo contrato, tecnologia de ponta.


Ao realizar novos exames e ver diagnosticado problemas na carótida, contudo, Osvaldo foi orientado a proceder uma angioplastia com implante de stent.
A Unimed negou o pedido do autor sob o argumento de falta de cobertura contratual.


“O contrato em tela não é um contrato qualquer, como, por exemplo, é o pacto de compra e venda.
No contrato de saúde, os bens objetos são a vida e a saúde, bens de grande importância para qualquer ser humano", constatou o relator da apelação, desembargador Mazoni Ferreira.


Acrescentou, ainda, que deve ser considerada a importância do estado psicológico para o bom tratamento e a recuperação de doenças.
“No caso dos autos, o apelado teve que passar pela angústia ao ver negados procedimentos de que necessitava para salvar sua vida. E o pior, teve negado um direito pelo qual pagou monetariamente."
(A.C. nº 2009.019679-3).


...Disponível no Portal do TJSC: (http://app.tjsc.jus.br/noticias/listanoticia!viewNoticia.action?cdnoticia=19637). Acesso em: 30.out.2009.


...Para acesso à Ementa, Votos e Acórdão clique aqui: (http://app.tjsc.jus.br/jurisprudencia/acnaintegra!html.action?qID=AAAGxaAAIAAA7AaAAC&qTodas=2009.019679-3&qFrase=&qUma=&qCor=FF0000).







Nenhum comentário: