Acessos

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Mundo. Equador expulsa mais um diplomata Estadunidense acusado de tentar interferir em assuntos internos...

Atualizado em 18 de fevereiro, 2009 - 19:23 (Brasília) 22:23 GMT
Equador expulsa 2º diplomata americano em um mês


O ministro das Relações Exteriores equatoriano, Fander Falconí, anunciou nesta terça-feira a expulsão do Equador do primeiro-secretário da embaixada dos Estados Unidos em Quito, James Mark Sullivan.
Trata-se do segundo diplomata americano no Equador a ser expulso do país em menos de um mês.


De acordo com a versão online do jornal equatoriano El Universo, Falconi acusou Sullivan de interferir em assuntos policiais e internos do Equador.
Em uma coletiva, o chanceler disse que um informe do Comando da Polícia equatoriana indicou a suposta interferência do diplomata na Unidade de Investigações Especiais da Polícia.
Sullivan recebeu 48 horas para deixar o país.


Projeto antidrogas


No dia 7 deste mês, o funcionário da embaixada americana Armando Astorga também foi convidado a deixar o Equador.
Astorga foi acusado pelo governo equatoriano de condicionar uma ajuda financeira para a polícia equatoriana ao direito para que o governo americano selecionasse os responsáveis pelo desenvolvimento de um projeto antidrogas.
Leia mais na BBC Brasil: Correa expulsa funcionário da embaixada dos EUA


O presidente do Equador, Rafael Correa, mantém estreitas relações com o presidente Hugo Chávez, da Venezuela, e Evo Morales, da Bolívia - conhecidos por fazer duras críticas ao governo americano.


Do Portal da BBC Brasil (http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/02/090218_equador_expulsarg.shtml). Acesso em: 22.fev.2009.

Nenhum comentário: