Atualizado às: 09 de janeiro, 2009 - 18h15 GMT (16h15 Brasília)
Câmara de Illinois aprova impeachment de governador
Blagojevich é acusado de tentar vender vaga de Obama no Senado
A Câmara dos Representantes do Estado americano de Illinois aprovou nesta sexta-feira o impeachment do governador Rod Blagojevich.
O governador do Estado é acusado de diversos crimes de corrupção e abuso de poder, inclusive de ter tentado vender a vaga do presidente eleito Barack Obama no Senado, e vem sofrendo crescentes pressões para deixar o cargo.
O pedido de impeachment do governador foi aprovado por 114 votos a favor e apenas um contra na Câmara dos Representantes de Illinois, que é controlada pelos democratas, partido de Blagojevich.
A decisão abre caminho para que o impeachment do governador seja julgado pelo Senado do Estado.
Caso Blagojevich seja condenado por dois terços dos senadores, terá de deixar o governo.
Polêmica
No início de dezembro, o governador chegou a ser detido (e logo depois liberado sob pagamento de fiança) sob várias acusações de corrupção, entre elas a acusação de tentar vender o assento no Senado deixado vago por Obama (que era senador democrata pelo Estado de Illinois).
Blagojevich nega qualquer irregularidade e tem resistido às pressões para que renuncie.
Nesta semana, a primeira sessão do novo Congresso americano, com deputados e senadores eleitos em 4 de novembro, foi realizada em meio à polêmica em torno do nome escolhido para ocupar a vaga deixada por Obama.
Os democratas vetaram a indicação de Roland Burris, ex-procurador-geral de Illinois, porque ele foi escolhido por Blagojevich.
Como governador, Blagojevich tem a autoridade para escolher o substituto de Obama no Senado.
Do Portal da BBC Brasil (http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2009/01/090109_illinoisimpeachment_ac.shtml). Acesso em: 10.jan.2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário