Acessos

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Educação. Ensino. Bolsas de graduação e pós-graduação no exterior

Programas dão bolsas de graduação e pós na Austrália
Prazo de inscrições varia entre 30 de agosto e 17 de outubro
Publicado em 07/08/2008 - 13:00


Da redação


Quem sempre quis estudar na Austrália terá uma boa chance de fazer isso sem gastar muito.

Na verdade 22 chances, já que esse é o número de bolsas oferecidas pelos programas Peace Scholarship Program, voltado para universitários, e da University of Sydney World Scholars, exclusivo para pós-graduação, que atuarão no desenvolvimento de pesquisas.

Assim como o público-alvo varia, o prazo de inscrições dos programas é diferente. O do Peace Scholarship Program termina no dia 30 de agosto. Já o da University of Sydney World Scholars acaba em 17 de outubro.


Leia também: Universidade de Sydney seleciona para doutorado


O Peace Scholarship Program oferece duas bolsas de estudo para brasileiros na Austrália através da associação com a Griffith University e a Queensland Education and Training International.

Os universitários selecionados passarão o primeiro semestre de 2009 no país.

O programa tem como objetivo promover a interação de diversas culturas através da oportunidade de estudo no exterior.



Além disso, pretende aumentar o entendimento dos hábitos e costumes de outros povos e promover a paz mundial.



Information Brazil promove palestra


Estudantes que tenham interesse em conhecer mais sobre o sistema educacional da Austrália podem assistir à palestra promovida pela Information Brazil, no dia 13 de agosto, com a gerente de marketing da rede de escolas australianas Academies Australasia Group of Colleges, Fabiana Pechincha.


O evento é gratuito e será realizado em São Paulo, na sede da organização. O assunto abordado será a experiência de morar na Austrália e sobre como é feito o intercâmbio no país.

Para participar, é preciso confirmar a presença pelo telefone 11-5186-5186.


Serviço:


Local: Information Brazil Endereço: Rua Antônio das Chagas, 161, Chácara Santo Antônio. Data: 13/08/2008Horário: 20h00Contato: 11-5186-5186http://www.informationbrazil.com.au/


Os candidatos selecionados receberão uma bolsa de A$ 15.000,00, que cobrirá os custos dos estudos nas universidades participantes por um semestre, acomodações e custo de vida na Austrália, além de dois dias num programa de orientação e boas-vindas.

O Peace Scholarship Program promoverá a interatividade do estudante com jovens de todo o mundo. O custo das passagens e do visto devem ser arcados pelo estudante.


Para concorrer às bolsas, os candidatos devem estar regularmente matriculados numa graduação reconhecida no Brasil, estar entre o terceiro e o sexto semestre, obter um aproveitamento de pelo menos 65% do curso e ter o nível de inglês exigido pelas instituições.

O candidato não deve ter cidadania australiana e nem deve ter estudado no exterior antes.


É preciso também ter comprometimento com a paz mundial por meio de resultados profissionais, acadêmicos ou com a comunidade, deixar claro como a experiência ajudará seu desenvolvimento profissional e contribuirá com o entendimento e paz mundial.

O candidato também deve comprovar não ter recursos que o possibilitem estudar no exterior sem o auxílio da bolsa.
As inscrições devem ser feitas até 30 de agosto. Todos os detalhes sobre o programa podem ser acessados em http://www.peacescholarship.idp.com/.


A experiência de quem esteve lá


A advogada Juliana Breno passou dois anos e sete meses na Austrália. Ela viajou para fazer um curso de quatro meses, preparatório para o IELTS (International English Language Testing System).

Para pagar o programa, ela vendeu seu carro e embarcou com A$ 400,00. Foi para Brisbane, na costa Leste da Austrália.

Mas apesar da realização de poder estudar no exterior, a advogada diz que o curso foi frustrante, pois foi muito diferente do que haviam prometido quando negociou o pacote no Brasil.
Juliana Breno ficou 2 anos e 7 meses na Austrália


Por não ter gostado da cidade e do curso, ela decidiu se mudar para Sydney. Encontrou uma acomodação estudantil, mas continuava sem saber o que fazer. "Num ponto de ônibus encontrei um polonês que me falou sobre a Information Brazil. Na organização obtive informações sobre cursos disponíveis e comecei a estudar direito corporativo", conta Juliana.


Para conseguir pagar seu curso, ela precisou trabalhar. Depois de um mês no país, Juliana conseguiu um emprego como faxineira. "Com o dinheiro que tinha levado consegui passar quase um mês sem muito conforto.

Só foi possível passar esse período porque minha acomodação era próxima ao curso e não precisava pegar ônibus. Tanto o transporte como comida são caros na Austrália", afirma.


Juliana, porém, diz que sua experiência, apesar da frustração inicial, foi satisfatória e que faria tudo novamente se precisasse. "Graças ao tempo que morei fora voltei com meu inglês fluente e passei a ser menos inocente. Como fiquei um bom tempo na Austrália, aprendi a ser mais paciente e flexível. Vejo minhas ações hoje e sei que antes de minha viagem eu era muito diferente", garante.


A advogada, no entanto, alerta que não é fácil suportar os momentos de solidão. "Nos três primeiros meses foi muito difícil me acostumar a ficar sozinha. Como não conhecia ninguém no país, estava sempre em meio a muitas pessoas, mas me sentia só o tempo todo.

Depois de um tempo, você começa a se acostumar e faz amizades mais facilmente", diz Juliana.


Últimas Notícias em mobilidade
DAAD oferece bolsa em Artes Plásticas e Música
Aiesec de Porto Alegre seleciona estudantes
Programas dão bolsas de graduação e pós na Austrália
Universidade de Sydney seleciona para doutorado
Embaixada dos EUA recruta estudantes de graduação
Centro alemão oferece bolsas para pesquisadores
TAGS
Austrália bolsa exterior University of Sydney World Scholars Peace Scholarship Program

(Do Portal Universia Brasil: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=16446, acesso 12.08.2008).

Nenhum comentário: