Acessos

domingo, 31 de maio de 2020

Dilema e escolha (José Pizetta)


Postagem no Abertura Mundo Jurídico em 31.mai.2020...



Dilema e escolha
José Pizetta.
Florianópolis, 31 de maio de 2020.

De tempos em tempos somos colocados frente a um dilema e teremos que fazer escolhas...
Agora estamos frente ao grande dilema causado pela pandemia do Coronavírus, que em curto espaço de tempo atingiu a humanidade toda...
O vírus é agressivo e altamente mortal, para o qual ainda não se descobriu vacina ou medicamento específico para tratamento, apesar das pesquisas. Enquanto as pesquisas não encontram a vacina e o medicamento específico para combate do vírus, os tratamentos médicos dependem de associações de medicamentos já existentes, e especialmente dependem dos chamados respiradores artificiais...
Porém, existe falta de respiradores, apesar dos esforços das indústrias para fabricação acelerada, ou até por falhas nas tentativas de aquisição para satisfação da população em geral, especialmente os mais pobres, que dependem da eficiência dos poderes públicos para tratamento!
É então que se instala o dilema dos médicos e profissionais de saúde em geral, com o aumento do número de pacientes infectados, em número maior do que o número de respiradores... Quem tem direito de sobreviver? Quem terá que morrer?
Na última semana, quinta-feira, 28/05/2020, a eminente Professora Gisele Leite, em douto artigo, “os maiores dilemas morais da humanidade”, esgotou a matéria sobre dilemas morais da humanidade... A douta Professora, talvez conscientemente, ou talvez inconscientemente, abriu o artigo comentando a obra “a escolha de Sofia” como primeiro dilema, e a angústia da escolha, muito adequado para este tempo, de surgimento e de uso de símbolos e grupos nazistas...
Mas e agora? Como resolver nosso dilema atual? Para tanto, convido a todos para examinar o dilema de hoje, dos médicos e outros profissionais da saúde, que, na falta de respiradores, precisam decidir quais pacientes salvar. Eis o dilema de hoje! E agora? Se chegar hoje um médico a nos perguntar como deve decidir, que diremos? Que travessia complicada!
Talvez a saída seja pela revelação da verdade, verdade real, e conjuntamente com os pacientes escolher caminhos alternativos, técnicas de respiração, exercícios conjuntos... E memória nos remete ao livro “o caso dos exploradores de cavernas” que perdidos precisam sobreviver e buscam solução conjuntamente... Mas é obra de ficção! Lembramos também dos sobreviventes de acidente aéreo ocorrido há cerca de 50 anos, no topo de montanha gelada dos Andes, no Chile... Aqui não é ficção! Aqui é obra verdadeira, fatos ocorridos!
Pois bem, tomemos o caso dos sobreviventes dos Andes Chilenos, caso verdadeiro! Buscaram soluções conjuntamente, fizeram escolhas em conjunto, todos foram verdadeiros, submetidos às possibilidades existentes.
Para concluir, nos parece que a solução mais adequada diante do dilema é tomada de decisões conjuntas e verdadeiras... Todos. Médicos e demais profissionais da saúde, e os pacientes da ocasião devem tomar conhecimento da verdade e contribuir para uma tomada de decisão conjunta...
Diante do dilema, da urgência e da emergência, cada um terá que fazer sua escolha! Já pensou nisso? Qual será seu destino? “Quo vadis”? Para onde vais?

Nenhum comentário: