Acessos

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Equador. Unasul inaugura sede e adota cidadania sul-americana (Do Opera Mundi)

05/dez/2014...

Em reunião no Equador, Unasul inaugura sede e adota cidadania sul-americana


Cúpula Extraordinária do bloco deve discutir também projetos de desenvolvimento multinacional e realização de obras de infraestrutura

Presidentes e representantes de 11 países sul-americanos viajaram ao Equador para participar da 8ª Cúpula Extraordinária da Unasul (União de Nações Sul-Americanas). Os dirigentes participaram, nesta sexta-feira (05/12), da inauguração da primeira sede do organismo, em Guayaquil, a 420 km de Quito. A Cúpula Extraordinária, que teve início na quarta-feira (03/12) e se encerra hoje, deu o primeiro passo para o estabelecimento da livre mobilidade na região, com a chamada "cidadania sul-americana". 
Agência Andes

Edifício Néstor Kirchner tem 1.500 metros quadrados e empregou mais de 700 pessoas durante a construção
O novo edifício, chamado Néstor Kirchner, em homenagem ao ex-presidente argentino e um dos impulsionadores da integração sul-americana, custou aproximadamente US$ 41 milhões, aportados do fundo dos países integrantes do bloco, e demorou dois anos para ser construído.
No Twitter, o secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, afirmou que “5 de dezembro de 2014 passará para a história como o dia em que relançamos a Unasul mirando novas políticas e ações”. Os mandatários do bloco participam, nesta sexta, de uma reunião privada onde discutirão, além da implantação da cidadania sul-americana, diversos temas de desenvolvimento multinacional, sobretudo na área de infraestrutura, como a revitalização do Rio da Prata, a construção de ferrovias e rodovias para ligação com o Brasil.
De acordo com o secretário do bloco, a entidade deu o primeiro passo para o estabelecimento da livre mobilidade para os cerca de 400 milhões de habitantes que vivem nos 12 países que compõem o bloco a partir da adoção, nesta quinta-feira (04/12), da chamada "cidadania sul-americana".
Durante cerimônia realizada ontem, o Suriname transferiu a presidência temporária do bloco para o Uruguai.
Agência Efe

Para Samper, a cúpula deve marcar a consolidação da Unasul como liderança regional
Sul-americanos
Para Samper, o passaporte sul-americano (similar ao Schengen na União Europeia) será o maior registro do que ocorreu na reunião no Equador. Em um prazo ainda não fixado, os sul-americanos poderão estudar, trabalhar e homologar títulos profissionais na região.
O documento será similar ao acordo que já existe entre os membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela), que contam com um visto de residência e de trabalho e cujos cidadãos podem viajar livremente apenas com a apresentação de um documento nacional.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em declarações proferidas nesta quinta-feira (04/12) durante o seminário Integração e Convergência na América do Sul, destacou que seriam necessárias novas medidas para complementar a chamada "cidadania sul-americana".
Lula sugeriu a criação de tribunais internacionais regionais que resolvam questões do subcontinente: "Não faz sentido que, em pleno século 21, um conflito entre dois países da América do Sul seja dirimido em um tribunal de Haia e que tenha que recorrer à OEA", afirmou.
"A integração não é um problema e sim parte da solução”, frisou Lula. Ele acrescentou que quanto mais os países se integram "melhores serão as condições para se enfrentar e superar as crises". Por isso, reivindicou, parlamentos "devem criar mecanismos especiais mais ágeis" para concretizar os acordos internacionais.

Governo escolheu dialogar em meio à guerra, mas chama resposta da guerrilha de atentado à paz, dizem FARC

Queda no preço do petróleo mantida pela Opep faz Venezuela cortar gastos públicos

Eleito no Uruguai, Tabaré Vázquez promete 'impulsionar integração da América Latina'

Disponível em: (http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/38742/em+reuniao+no+equador+unasul+inaugura+sede+e+adota+cidadania+sul-americana.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter). Acesso em: 05/dez/2014.

Nenhum comentário: